Prezadas companheiras da Comissão Organizadora da 3ª. Conferencia Nacional de Políticas para as Mulheres:
Dirigimo-nos à Comissão Organizadora para registrar as irregularidades que verificamos no processo de construção da 3ª. Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres e solicitar o empenho dessa instância para enfrentar o desrespeito flagrante ao disposto no artigo 10, do Regimento Nacional da Conferência.
Em primeiro lugar, a ampla participação dos movimentos feministas e de mulheres, dos diversos o movimentos sociais e do Conselho dos Direitos da Mulher do DF não está sendo viabilizada, pelo contrário.
O CFEMEA, assim como outras organizações do movimento de mulheres engajadas na luta feminista por políticas públicas, apesar de termos nos inscrito para integrar as Comissões Temática, de Mobilização e de Comunicação, em nenhum momento recebemos qualquer convite, convocação para reuniões, nem tampouco tivemos informação sobre a composição dessas comissões, ou memória de reuniões que eventualmente tenham ocorrido. De fato, as informações que dispomos nos levam a crer que não foi realizada qualquer reunião dessas comissões para a organização da Conferência Distrital.
Denúncia nesse sentido foi apresentada publicamente, durante a Conferência Regional da Região Administrativa 1, realizada no dia 15 de outubro último. Diversas militantes do movimento mulheres, entre elas Natália Mori e Ana Cláudia Pereira, ambas integrantes do CFEMEA e participantes do Fórum de Mulheres do DF manifestaram suas críticas ao processo fechado, vertical, limitado de participação social.
Não há qualquer informação ou possibilidade aberta de debate sobre como a coordenação distrital vai se posicionar em relação ã composição da delegação do DF para a 3ª. CNPM. De fato, a não divulgação da composição dessa Coordenação, bem como da composição das comissões de organização da Conferência e sobre a composição do próprio Conselho evidenciam a falta de transparência do processo.
Como integrante do Conselho dos Direitos da Mulher, e participantes das Comissões acima citadas, demandamos, inclusive por ofício, informações a esse respeito e jamais obtivemos qualquer resposta.
Às vésperas da Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, que deverá se realizar no próximo dia 21 a 23 de outubro, solicitamos a especial atenção da Comissão Organizadora Nacional às irregularidades apontadas.
Atenciosamente,
Leila Rebouças
Representante do CFEMEA no Conselho dos Direitos da Mulher do DF
Guacira Cesar de Oliveira
Colegiado de Gestão do CFEMEA
Nenhum comentário:
Postar um comentário