A presidenta Dilma anunciou ontem a nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres. É Eleonora Menicucci de Oliveira, pró-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A ministra Iriny Lopes deixa o governo, para disputar a Prefeitura de Vitória pelo PT.
Dilma, Eleonora, Guiomar, Cida e Rose na época em que foram presas. Eleonora é uma das Donzelas da Torre |
A escolha de Eleonora está sendo comemorada pelas feministas do Brasil inteiro:
Fátima Oliveira, médica e escritora: “Pela primeira vez a Secretaria de Mulheres será ocupada por uma feminista histórica, comprometida com as lutas populares e democráticas. Eleonora foi uma das mulheres que ajudaram a construir a política brasileira de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Axé, Eleonora! Temos certeza de que você saberá levar adiante as nossas batalhas, considerando todas as necessidades das mulheres brasileiras porque é incansável e do tempo do caminhando e cantando e seguindo a canção. A presidenta Dilma acerta e nos acena com grandes esperanças “.
Sonia Corrêa, Abia: ”É preciso comemorar a nomeação da professora Eleonora Menicucci como nova Ministra da SPM. A indicação sinaliza para um compromisso com as pautas da igualdade, diversidade e liberdade, construídas ao longo de decádas pelos feminismos brasileiros, para o aprimoramento das normas legais e definição de políticas públicas. Parabéns Eleonora! E muita energia!”
Beatriz Galli, advogada: “Otima iniciativa!”
Sueli Carneiro, Geledés: “Enfim, uma ótima notícia! Esse é o melhor presente do governo Dilma para as brasileiras”.
Gilda Cabral, Cfemea: “Depois da Medida Provisória do Nascituro, foi muito bom a nossa Presidenta nomear para a SPM uma pessoa íntegra, comprometida com a agenda das mulheres e da promoção da igualdade e, principalmente, que respeita a autonomia dos movimentos sociais e as feministas. Muito boa a escolha da camarada Leo. Parabéns, querida! Sucesso! Que você consiga priorizar as políticas para as mulheres nesse governo da primeira mulher presidenta do Brasil”.
Angela Freitas, Instituto Patrícia Galvão: “Motivo de alegria a nomeação de Eleonora Menicucci para a SPM. Seu comprometimento histórico com a luta contra o autoritarismo, pelos direitos reprodutivos, contra a criminalização das mulheres que abortam, seu interesse acadêmico pelas questões do trabalho e da violência contra as mulheres, são parte do currículo com que se apresenta ao aceitar o convite de Dilma Rousseff. Eleonora sabe que traz consigo uma legião de colaboradoras/es e militantes que apostam em seu sucesso à frente da SPM”.
Fonte: Artigo de Conceição Lemes, no sítio VioMundo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário