sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mulheres do PT na 3ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres

Marcos Wilson



3ª Conferência aborda temas voltados para o exercício cidadão e democrático das mulheres
Entre os dias 21 e 23 de outubro, as mulheres do DF tiveram espaço exclusivo para discutirem a análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero tendo como perspectiva o fortalecimento de suas autonomias para a erradicação da extrema pobreza e para o seu exercício pleno de cidadania.
A 3ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres reuniu, além de representantes do governo local, participantes das etapas regionais. As Conferências Regionais, que integram a fase Distrital, realizada no último fim de semana, é um processo de escuta do Governo do Distrito Federal, com o objetivo de construir políticas públicas para as mulheres do DF. Os encontros são convocados pela Secretaria de Estado da Mulher do GDF e o Conselho dos Direitos da Mulher.
A secretária Arlete Sampaio lembrou que essa foi a primeira etapa que contou com a participação de uma Secretaria de Estado da Mulher. “O governador Agnelo prometeu e cumpriu: está dando voz exclusiva às mulheres. Que as nossas políticas, ações e programas tenham sempre a luta pela igualdade de gênero”, declarou.

A deputada distrital Rejane Pitanga foi enfática ao ressaltar a importância da equidade de gênero na busca pelo fortalecimento do papel das mulheres na sociedade. “Discutir e construir políticas públicas para as mulheres são tarefas importantes diante de uma cidade que foi destruída ao longo de 12 anos. Que as mulheres tenham cada vez mais coragem de enfrentar e denunciar a violência que nos assola. Vamos lutar pelos direitos e pela vida das mulheres!”, afirmou Rejane.

Ainda na abertura da conferência, aconteceram homenagens em momentos diferentes. No primeiro bloco foram homenageadas a jornalista Mara Régia di Perna e a ex-deputada federal pelo DF Maria Laura Pinheiro.

CLIQUE PARA ASSISTIR O VÍDEO

Em um segundo momento, a homenagem foi para duas mulheres que tiveram suas vidas dedicadas a causas relevantes na busca de uma sociedade de igualdade, deixando um importante legado às mulheres do Distrito Federal: Adnair França dos Santos e Neide Castanha. Por elas, receberam a homenagem o senhor Jaime Sautschuk, marido de Adinair França dos Santos e a senhora Neuza Castanha, irmã de Neide Castanha.
Em seu discurso, a deputada Erika Kokay falou da participação das mulheres na política e da importância dos direitos femininos. “Essa conferência é um espaço de constituição dos nossos desejos e direitos. Precisamos unir forças para que tenhamos uma sociedade realmente democrática, onde não possamos conviver com uma participação mínima de mulheres no parlamento: apenas 8,7%. Estamos abaixo do Afeganistão, de países árabes e da América. E nós estamos aqui para dizer que queremos construir uma sociedade onde as marcas da violência não fiquem cravadas em nossa pele. O DF precisa ser mergulhado na cidadania e na democracia. Queremos ser donas das nossas vidas!”.

No último bloco a homenagem foi para todas as mulheres vítimas da violência doméstica, simbolizadas por dois casos recentes fatais, Suênia de Sousa Faria e Vanessa Souza Ribeiro dos Santos, recebida por Silene de Souza Faria e Aury Ferreira de Souza, respectivamente.
A mesa de abertura foi composta pela anfitriã, a secretária de Estado da Mulher, presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia; a coordenadora de programas da ONU voltados para mulheres, Júnia Puglia; a representante da Secretaria de Políticas para as mulheres da Presidência da República, Lúcia Camine; a representante da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FEDIM) e a União Brasileira de Mulheres, Liege Rocha; o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo Júnior; a deputada Federal Erika Kokay (PT-DF); a representante do Ministério Público do DF, Danielle Martins; a representante da Delegacia de Mulheres do DF (DEAM) Mônica Loureiro; a deputada Distrital Rejane Pitanga (PT-DF); a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Rendo do GDF, Arlete Sampaio; a secretária de Promoção da Igualdade Racial do DF, Josefina dos Santos, e a secretária-adjunta de Comunicação do GDF, Ana Helena Paixão.
Durante os três dias, as participantes votaram o regimento da Conferência e desenvolveram atividades em 10 grupos de trabalho que trataram de temas como saúde das mulheres, direitos sexuais, enfrentamento do preconceito e de todas as formas de violência, mais participação de mulheres na política, cultura igualitária e democrática, entre outros. O evento foi encerrado no domingo (23) com a apresentação do resultado das discussões. As contribuições serão usadas como base para a elaboração do 1º Plano Distrital de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Mulher.
Raquel Coelho
Imagens e vídeo da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário