sábado, 26 de novembro de 2011

16 dias de ativismo: fim da violência contra a Mulher!


21ª Campanha Internacional:
16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Escolhida para ter início e fim em dois dias emblemáticos, começando pelo Dia Internacional pelo combate à violência contra as mulheres (25 de novembro) e terminando no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), a 21ª Campanha Internacional: 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres apresenta como tema, neste ano, a questão do militarismo e seus impactos na vida das mulheres, e busca o fim da violência.

O lema da campanha deste ano é "Da paz no lar, até a paz no mundo: Desafiemos o militarismo e acabemos com a violência contra as mulheres". Três dimensões da violência estatal contra as mulheres serão abordadas mundialmente: a violência sexual que frequentemente ocorre durante e depois dos conflitos; a violência sexual e a violência com base no gênero cometida por agentes do Estado, mais especificamente pela polícia e pelas forças armadas; e a violência política contra as mulheres, que pode ocorrer antes, durante e após as eleições.


No Brasil, o foco central da campanha este ano é a busca pela celeridade nos inquéritos policiais e processos, além da sensibilização da população sobre a importância das denúncias dos casos de violência contra mulheres.
Segundo informações do Ministério da Justiça, o Brasil ocupa o 12º lugar no ranking que contabiliza os maiores números de mulheres assassinadas. De 1998 a 2008, foram registradas 42 mil mulheres assassinadas.
Pesquisando para essa postagem, descobri alguns vídeos da campanha em Juina/MT, onde à frente da prefeitura está o PT e tem, em sua composição, a vice-prefeita, a chefe de gabinete e três secretárias municipais. Toda a cidade está mobilizada na campanha dos 16 dias de ativismo e as mulheres da prefeitura, além do prefeito, para dar início a essa mobilização, gravaram vídeos para sensibilização de toda comunidade local pelo fim da violência contra as mulheres.
Neliane Cunha

Fontes:
Site Observatório Brasil da Igualdade de Gênero:  
Site da CUT/DF:
Prefeitura de Juina/MT:










Um comentário:

  1. Fiquei impressionada com o envolvimento deste município na campanha! Deveria servir de exemplo para o GDF, que hoje tem uma Secretaria de Mulheres que ainda não conseguiu mostrar para que veio.

    ResponderExcluir